O que é Call To Action e a importância para seu site

Call to action é uma estratégia conhecida entre os profissionais de marketing. Mesmo sendo uma ferramenta muito valiosa, algumas empresas ainda não conhecem ou não sabem como usá-la.

Toda marca espera que os visitantes de seu site realizem alguma ação, para que um relacionamento possa ser estabelecido. Para isso, é importante saber o que é, a importância e como usar de maneira adequada o call to action.

Neste texto, vamos falar exatamente sobre isso, para que não existam mais dúvidas e essa estratégia seja bem empregada.

O que é call to action?

Pode ser considerada call to action (CTA) qualquer chamada, visual ou textual, que faça com que os visitantes de uma página realizem uma ação dentro do site.

Por conta disso, o CTA é considerado uma ferramenta primordial para converter usuários em leads, gerando contatos e oportunidades de negócios para a empresa.

No entanto, não basta apenas usar o CTA, é preciso saber como fazer isso e o que ofertar junto com ele. 

O importante é que a estratégia funcione e que o usuário realmente realize alguma ação. Além disso, também é importante entender a sua importância.

Por que é importante usar o CTA?

Em primeiro lugar, é fundamental entender em qual fase do funil de vendas se encontra o lead, para escolher o tipo de CTA que será usado.

Por exemplo, se o lead de um buffet de massas italianas está no topo do funil, ele ainda desconhece o negócio e o produto oferecido pelo buffet.

Sendo assim, a empresa deve convidá-lo a acessar um conteúdo informativo, para que ele entenda um pouco mais sobre as massas vendidas pelo buffet.

A mesma situação pode acontecer para um lead que está no meio do funil. Neste caso, ele está mais próximo de uma possível decisão de compra.

Então, uma empresa de envelopamento automotivo prata pode, por exemplo, fazer um CTA que leve o cliente a fazer um teste grátis ou que contenha um cupom de desconto. Tais ofertas são decisivas para o consumidor, além de muito positivas para a marca.

Dessa forma, o papel do CTA é indicar ao visitante de uma página, seja ele um lead ou não, o próximo passo que deve ser seguido. Isso faz dele o foco das conversões, tanto de contato para lead quanto de lead para vendas.

Para que funcione bem, é muito importante que as empresas saibam trabalhar o CTA. Para isso, existem algumas dicas fundamentais.

Como usar o CTA?

Para usar corretamente o call to action e atingir excelentes resultados, é importante apostar em alguns elementos.

Entre os mais importantes estão:

1 – Considerar o funil de vendas

É importante saber em qual etapa do funil de vendas se encontra o lead para, dessa forma, alocar ao CTA o conteúdo que o atraia.

Se o visitante é topo de funil, ou seja, não conhece o produto oferecido por uma fabricante de cimento extra forte Vipal, por exemplo, ela pode enviar um e-book para educar esse novo visitante.

2 – Conhecer bem a persona

É importante que a empresa conheça a sua persona para direcionar melhor o CTA. Por exemplo, a persona de um site e-commerce de roupas de bebê é uma mulher de 30 a 40, que espera o primeiro ou segundo filho.

Essa mulher busca informações sobre cuidados com o bebê, então, a loja pode criar um CTA para download de material informativo sobre cuidados essenciais com a criança.

3 – Escolher o objetivo do CTA

Dentre os principais objetivos dos CTAs estão:

  • Gerar tráfego para outro artigo;
  • Envio de newsletter;
  • Recomendar um download;
  • Direcionar para uma landing page;
  • Encaminhar para um vídeo.

Além dessas, existem muitas outras finalidades. O importante é que ele seja trabalhado a fim de atrair a atenção do visitante e realmente levá-lo a uma ação esperada.

O CTA é uma excelente maneira de atrair o visitante para uma ação, que pode transformá-lo em um contato valioso para a marca.

Se uma empresa de salgados para festa de aniversário usa o CTA em sua página para envio de conteúdos, e o visitante aceita recebê-lo, significa que ele aceita uma aproximação. Então, um relacionamento duradouro pode começar.

Portanto, o CTA é um aliado das empresas na hora de angariar contatos de lead, que podem se tornar clientes, ajudando a marca a se tornar mais conhecida e presente na vida dos consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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